domingo, 11 de março de 2012

Identidade Visual Processo

Depois de três meses ajustei o layout do blog. Aproveitei a oportunidade para criar uma identidade visual própria e acrescentar ao portfolio que anda bem desatualizado. Registro aqui o processo do trabalho e algumas justificativas para as escolhas tomadas.


Inicialmente listei as características principais da identidade a ser representada de forma visual:

  • Comprometimento e dedicação
  • Enfrentar Desafios
  • Objetividade
  • Inovação
  • Primor Estético

Ao listar as características, especialmente nos primeiros tópicos, surgiu uma associação imediata com um universo heróico, busquei referências que me mantivessem nesse clima. Lembrando que as referências ajudam a ligar o gatilho criativo e não devem limitar as possibilidades para um repertório visual obrigatório.

Mural de Referências

Comecei então a rabiscar tendo em mente esse repertório. Inicialmente os sketches caíam no senso comum e eram pouco originais. Explorei versões mais ilustradas, mas apesar de visualmente atraentes não eram coerentes com o público alvo.

Algumas versões descartadas


Enfim esbocei uma boa solução. Ela era simples e facilmente reconhecível, versátil para ser adaptada a vários meios e podia ser interpretada como um brasão de um super herói, de forma moderna e sem parecer demasiadamente infantil. Esse seria o logo final.



As cores foram escolhidas em tons parecidos aos ciano, magenta, amarelo e preto como referência a paleta CMYK. A ideia era passar a mensagem do todo ser maior que as partes, como a combinação dos quatro pigmentos que forma diversas imagens.

Homizio Light e Thin

A tipografia Homizio foi escolhida por ser leve e elegante, reforçando a sobriedade e contrastando com o logo colorido.

É possível ver mais detalhes do resultado final aqui: http://timvithor.carbonmade.com/projects/4249067#1

Nenhum comentário:

Postar um comentário